Coincidindo a realização da Edição 70 da Operação “ACONCHEGO”, com o ano em que se celebram 10 anos do início desta mais antiga e permanente operação de assistência que a ANAFS vem efectuando e no ano em que se perfazem 30 anos da sua fundação, não pode o Coordenador-chefe deixar de o referir publicamente, trazendo para memória futura alguns dados que representam, o empenhamento e esforço que uma Associação, com poucos recursos financeiros e parcos apoios vem desenvolvendo.
Por incentivo da Delegação do Alentejo da A25A, a ANAFS iniciou a 16 de Dezembro de 2011 uma acção de apoio às populações mais isoladas, desfavorecidas e vulneráveis do Concelho de Grândola, nas Freguesias de Grândola, de Azinheiras de Barros e de Santa Margarida da Serra.
Estas intervenções incidiram especialmente na área dos cuidados básicos de saúde (rastreios de pressão arterial, glicemia, colesterol e ensino para a saúde), na eventual resolução de situações de declarado desequilíbrio social, psíquico e físico e também na recuperação de equipamentos familiares e sociais, para além de sensibilização para situações de auto-protecção e socorro.
Igualmente, passámos ao longo do tempo, a distribuir roupas, mobílias, alimentos não perecíveis e de brinquedos às crianças. A 14 de Setembro, por solicitação da comunidade local, foi nesta Operação incluída a Aldeia de Rio de Moinhos e mais tarde a de S. Romão, da freguesia do Torrão, do Concelho de Alcácer do Sal.
De referir que em 10 anos fomos, em articulação com o nosso principal parceiro operacional, a Junta de Freguesia de Grândola e Santa Margarida da Serra e a Câmara Municipal de Grândola, alterando as áreas territoriais de intervenção, sem diminuirmos, no entanto, o número de edições anuais, que inicialmente eram 5 e que actualmente são 10, bem como o número de dias por edição, que inicialmente eram 2 e que em 2021 têm sido 3 e por vezes 4 dias.
Assim, até 31 de Dezembro de 2020 realizaram-se 11.842 intervenções, que obrigaram as viaturas do cansado parque da ANAFS e dos seus Parceiros a percorrerem 91.774.579 Km e determinaram que 95 elementos das suas Unidades Operacionais despendessem 48.624 horas de trabalho voluntário e benévolo à Operação “ACONCHEGO”.
Ora, foi e será neste conjunto de 95 elementos das Unidades Operacionais que se encontra o sucesso e a longevidade desta Operação, o que obriga a uma referência nominal, aos que repetiram a sua presença em pelo menos 7 edições.
da ANAFS EOC TEAM
- Coordenador EAC Murilo Lizardo
- Coordenador MAN António Pacheco
- Coordenador MED Frederico Pedrosa
- Coordenadora Adjunta URO Marinela Velloso
- Coordenador Adjunto OPS Pedro Gomes de Sousa
- Coordenadora Adjunta VM Patrícia Muñoz
- Coordenador Adjunto PSI João Velloso
- Chefe Equipa ENF USB-URO Arminda Sobrinho
- Adjunto Equipa ULA Tomás Rebelo
- ex-Adjunta de Coordenador UIS Elisa Peres
da ANAFS DRC TEAM
- Coordenador José Peres
- Adjunto de Coordenador SEG Vasco Rodrigues
- Adjunto de Coordenador MAN António Jota
- Chefe Equipa ALFA Conceição Poeiras
- Chefe Equipa BRAVO José Maugnat
- Chefe Equipa TEM-USB Isabel Almeida
- Chefe Equipa LOG Cristina Arrobas
- Adjunta de Equipa ENF-USB Helena Neves
da ANAFS USAR TEAM
- Coordenador José Pedro Figueiredo
- Coordenador Adjunto OPS José Fernandes
- Coordenadora Adjunta MED Ana Figueiredo
- Adjunta de Coordenador LOG Inês Melo e Castro
- Adjunto de Coordenador EST Manuel Simões
- Adjunta de Coordenador EST Filipa Fonseca
- Adjunto de Coordenador SEG Luís Garcez
- Adjunto de Coordenador HazMat Rogério Silva
- Chefe Equipa TEM ALFA Michele Ferreira
Lisboa, 26 de Julho de 2021
O Coordenador-chefe ANAFS
Manuel Velloso