DRC Team

ANAFS Desplacement Response and Coordination Team

C DRC

A ANAFS DRC Team é uma unidade especializada na gestão e tratamento de equipamentos operacionais de apoio a deslocados, que integra uma USB (Unidade de Saúde Básica), subunidades de recepção, de segurança (Safety e Security) e estruturas de logística e de manutenção.

A ANAFS RDC Team, com seu organograma, cache de equipamentos, tem uma capacidade de projeção em tempo de resposta operacional de prontidão no país afetado dentro de 48 horas após a divulgação do desastre. Tem uma capacidade de implantação e de sustentar operações de 24 horas em durante 90 dias em um único local, incluindo seleção técnica do local, instalação e manutenção do acampamento, registro de deslocados internos, controle da distribuição de alimentos e itens não alimentares, medidas de segurança e proteção, distribuição de água, serviços sanitários, atendimento médico, atendimento psicossocial e resposta mortuária.

Esta capacidade implica que em termos operacionais a ANAFS RDC Team deve ser capaz de responder com uma equipe de no mínimo 20 elementos, com as sete funções básicas das equipes RDC conforme estabelecido nos procedimentos UNDAC-ACNUR.

  • Gestão
  • Registo
  • Médico
  • Psicossocial
  • Alojamento e Logística
  • Segurança (Security/Safety)
  • Água e Saneamento
  • Mortuária

Tendo em conta que com excepção da Equipa de Gestão todas as funções e cargos na EQUIPA ANAFS RDC devem ter normalmente pelo menos 2 pessoas cada, como forma de garantir que o a equipa está sempre disponível com a equipe de 20 elementos para responder dentro do tempo de espera de 12 horas para implantação (24 horas de plantão, durante 90 dias).

 Assim, cada grupo operacional deve ter no mínimo 3 elementos na equipe de gestão e 6 posições de trabalho (Registo, Psicossocial, Médica, Logística, Segurança (Security/Safety) e Água e saneamento) cobrindo as diferentes funções e cargos, conforme quadro a seguir, como equipe completa e como equipe de reação ligeira:

DRC