ANAFS URO

Unidade de Reserva Operacional

C URO

Com a criação das Unidades Operacionais da ANAFS, iniciadas em 2005, através da organização da ANAFS DRC TEAM, a que se seguiram a ANAFS USAR TEAM, a ANAFS EAC TEAM e finalmente integrando esta, a ANAFS EOC TEAM, deu-se consequência às responsabilidades operacionais, de forma organizada e integrada, das capacidades e competências dos Sócios da ANAFS, sem dúvida a sua maior riqueza.

Actualmente, 180 dos mais de 400 Sócios da ANAFS prestam serviço voluntário nas suas Unidades Operacionais, entregando as suas competências pessoais, quer as profissionais, quer as adquiridas no seio da Associação, nas actividades que lhe vêm sendo solicitadas e conferidas em Portugal especialmente pelas responsabilidades assumidas na Lei de Bases de Protecção Civil e nos compromissos internacionais, quer por incumbência do Estado Português e igualmente pelas responsabilidades no âmbito da Estratégia Operacional e Humanitária e de Emergência, quer pela sua filiação na RIAL.

Ocorre que alguns Sócios têm, por força de alterações das suas vidas profissionais, familiares e até de saúde, pedido escusa de continuarem a prestar serviço activo nas Unidades Operacionais que, por se tratar de uma função voluntária e benévola e porque a manterem-se nelas, sujeitam-se ao dever de obrigação consignado no Artigo 46º A da Lei nº 80/2015 de 03 de Agosto, foram de imediato compreendidas e autorizadas.

No entanto, o manancial de competências e capacidades destes Sócios mantêm-se, normalmente íntegras e disponíveis em situação de catástrofe, de excepção ou de grave emergência podendo, como já tem sucedido, serem chamados a integrarem o esforço da ANAFS na resposta às solicitações que lhe vão fazendo.

Para que isso suceda, com alguma facilidade e eficácia, há necessidade de manter a informação disponível e organizada, quer das estruturas operacionais, quer dos seus integrados.

Assim, em 05JAN12 o Presidente da Direcção Nacional e Coordenador-Chefe ANAFS, determinou a criação da Unidade de Reserva Operacional (ANAFS URO), dependente operacionalmente e funcionalmente da ANAFS EOC TEAM e que integrará todos os Sócios da ANAFS que, tendo pertencido às suas Unidades Operacionais e, que por razões várias, tenham pedido o seu afastamento ou que delas tenham sido afastados por falta de assiduidade mas que, de forma voluntária, desejem manter uma ligação operacional com a ANAFS.

A ANAFS URO é comandada por um Vice Coordenador-chefe que assume igualmente as funções de responsável pela Doutrina das Unidades Operacionais da ANAFS e as de Chefe de Estado-Maior, quando o seu titular assuma as de Comandante Operacional. Pode igualmente ocupar, em caso de necessidade, o cargo de Coordenador de qualquer das unidades operacionais. É coadjuvado por um Oficial de Operações com a categoria de Coordenador, que igualmente o substitui nas suas ausências e impedimentos.

Dada a flutuabilidade dos membros desta unidade, não pode apresentar um quadro orgânico fixo, para além dos responsáveis da estrutura base.

 

 

Reserve Team

Call Signs

Name

1

Chief Team Leader

CAPELO 2.1

Luís Pimentel

2

Deputy Team Leader

CAPELO 50.1

Marinela Velloso

3

Chief Medical Team

CAPELO 50.6

Isabel Simões

4

Chief USAR Team

CAPELO 50.2

Jaime Dias

5

PMA Nurse Chief

CAPELO 50.3

Mafalda Mantas

6

Chief DRC Team

CAPELO 50.4

Cristina Centeno

7

USB Nurse Chief

CAPELO 50.5

Arminda Sobrinho