USAR Team

ANAFS - Urban Search and Rescue Team

C USAR

A ANAFS USAR Team, com seu organograma e cache de equipamentos, tem um tempo de resposta operacional para o país afetado em até 32 horas após a postagem do desastre, com uma capacidade de implantação e sustentação de operações 24/24 horas em 1 local durante 7 dias. Está de acordo com a classificação INSARAG como Equipa USAR Média.


Esta classificação implica que em termos operacionais a ANAFS USAR Team deve ser capaz de responder com uma equipa mínima de +/- 30 elementos, com as cinco funções básicas das equipes USAR conforme declarado nas Diretrizes da INSARAG:

  • Gestão
  • Busca
  • Resgate
  • Médico
  • Logística

Assim, e tendo em conta que com exceção da Coordenação da Unidade todas as funções e cargos na ANAFS USAR Team devem ter normalmente pelo menos 2 pessoas cada uma. Está organizada em dois Grupos operacionais, designados por grupos amarelo e laranja, como forma de garantir que a Unidade esteja sempre disponível com a equipe de +/- 30 elementos para responder dentro do tempo de espera de 12 horas para implantação.

Cada grupo operacional deve ter no mínimo 30 elementos, uma equipe de gestão e seis equipas (técnico, busca, k9, resgate, médico e suporte) cobrindo o diferentes funções e posições.


A existência desses dois grupos operacionais, estruturados de forma independente apenas para o propósito de permitir que o pessoal seja alocado nas diferentes funções e cargos, não implica que o pessoal esteja sempre operacionalmente desdobrado nesses grupos e pelotões, pelo contrário, a experiência mostra-nos que em situações críticas temos sempre pessoas que não o são, disponíveis para desdobramento naquele preciso momento, de forma que a Equipe possa ser sempre desdobrada com todas as funções e cargos ocupados, isso implica que o pessoal indisponível do grupo que estiver de prontidão naquele período, seja substituído pelo pessoal do grupo que está de folga.


De facto, todo o pessoal da ANAFS USAR Team é treinado como Sapador, cada grupo tem a possibilidade de equipar adicionalmente um 3ª equipa de resgate, designada pelo ECHO Rescue Squad, para trabalhar, se necessário, como Reserva/Equipa de Intervenção Rápida (RIT).

anafs usar team 2